Calculando a Largura de Banda

Avatar

Por Bruno Cardoso

atualizado aproximadamente 1 mês atrás

Se você possui um Link Dedicado Full-Duplex, sua internet provavelmente não sofrerá variações. Simplesmente multiplique o número de chamadas simultâneas esperadas por 100 Kbps para chegar ao valor de banda necessário da sua rede.

No caso de um serviço de Banda Larga 3G, 4G ou via Cabo/Fibra, uma boa solução seria adicionar uma margem de segurança para que você possa sustentar a largura de banda necessária para suportar sua demanda de chamadas de voz nos momentos em que sua internet sofre variação, sobretudo em relação ao valor de upload internet (geralmente o valor de upload é menor do que o valor de download numa internet banda larga).

Por exemplo, para 10 chamadas simultâneas precisaríamos de pelo menos 1 Mbps (10 x 100 Kbps). Considerando a demanda real de uso e a variação da velocidade, este valor ficará entre 5 a 10 Mbps tanto de download quanto de upload. Dependendo dos outros serviços e aplicativos que utilizam sua conexão com a Internet e dos recursos do seu roteador, 3 a 5 Mbps podem ser suficientes, mas talvez seja necessário aumentar sua internet. Isso deve ser avaliado caso a caso, visto que em cada empresa há uma demanda diferente.

Exemplo de Teste de Velocidade de Internet:

No caso deste teste de internet realizado no www.speedtest.net, mesmo com uma velocidade total de download de quase 10 Mpbs, nosso serviço seria capaz de suportar apenas 5 chamadas simultâneas devido a limitação de upload de 0.50 Mpbs (ou equivalente a 500 Kbps, sendo 100 Kbps para cada chamada simultânea).

Isso responde a sua pergunta?