Estimando o Uso e o Tráfego de Voz

Avatar

Por Bruno Cardoso

atualizado aproximadamente 1 mês atrás

No tópico Calculando a Largura de Banda auxiliamos a definir a quantidade de chamadas simultâneas suportadas em cada rede. Porém este fator não determina o número total de ramais da sua companhia, que pode ser maior de acordo com o comportamento de uso e a quantidade dos usuários da sua empresa.

Planejamento por Consumo de Voz

No Voiicr criamos um Planejamento por Consumo de Voz usando uma métrica para estimar a proporção do tráfego de voz da empresa x quantidade de ramais/usuários em cada local e o número de simultâneas necessárias para dar suporte a esse tráfego considerando as chamadas para a rede pública de telefonia (PSTN):

Observação: chamadas entre ramais usando a Rede Local/LAN não consomem banda de internet e não influenciam no tráfego por chamada simultânea enquanto as chamadas entre matriz e filiais remotas (fora da rede LAN e que usarão a rede WLAN para completar as chamadas) serão consideradas para determinar a proporção total de chamadas por usuário/hora.

A quantidade de chamadas por usuário/hora num link de 1 Mpbs é calculada para determinar a capacidade do número total de ramais/usuários do serviço Voiicr na rede disponível.

Por exemplo, uma organização com 10.000 usuários/ramais à médio tráfego exigirá um link de 100 Mpbs Full-Duplex para suportar o equivalente a 1000 chamadas simultâneas usando um codec de consumo médio.

Ou caso as suas comunicações empresariais utilizem um codec de consumo baixo como o g.729, uma rede de 100 Mpbs num cenário de tráfego alto terá capacidade total de suportar mais de 2.000 chamadas simultâneas com até 5.000 ramais/usuários sem quaisquer perdas de qualidade.

Para ambos os cenários, a fim de oferecer redundância de rede minimizando o risco de indisponibilidade dos recursos de Telefonia IP recomendamos que a rede de 100 Mpbs seja distribuída entre 2 ou mais Links de Internet.

Isso responde a sua pergunta?